Como Criar uma Estratégia de Conteúdo Integrada para Transformar Seguidores em Clientes

Para começar, vamos explorar o conceito de estratégia de conteúdo em todas as suas dimensões. Para construir uma estratégia de conteúdo será crucial, identificar o cliente ideal, compreender o mercado em que atuamos e definir nossa posição nele.

Mesa de trabalho com computador, caderno, flores e chá, para criar uma estratégia de conteúdo!

Foto de Nick Morrison na Unsplash

O Que é uma Estratégia de Conteúdo?

A criação de conteúdo é uma das práticas mais eficazes para impactar os clientes no mundo digital, seja nas redes sociais, no Google, em um site ou em uma landing page. Tudo é conteúdo, e está a um click de distância, seja de uma pesquisa, de um algoritmo. Portanto, estar presente no digital requer, sem dúvida, a produção de conteúdo!

Mas que tipo de conteúdo deves produzir? A resposta é o famoso “conteúdo de valor”. Este conteúdo precisa ser interessante, envolvente, educativo e, essencialmente, transformador para o teu cliente. Deve abordar as necessidades, dúvidas, interesses, crenças, desafios e sonhos do teu cliente, permitindo que ele te conheça, se conecte contigo e, eventualmente, compre de ti.

Elementos de uma Estratégia Integrada

Para começar numa estratégia de criação de conteúdo integrada, é crucial compreender que precisamos de pelo menos um tipo de conteúdo longo (textos no blog, podcasts, vídeos no YouTube, lives, etc.) e conteúdos curtos (posts, fotos e vídeos nas redes sociais).

Além disso, é essencial ter um website com SEO otimizado. No início, podes optar por websites/landing pages gratuitos. Explorar o e-mail marketing também é interessante, pois, apesar dos rumores, continua a ser uma das formas mais eficazes de vender, uma vez que o público já está conectado contigo.

Contudo não precisas de te assoberbar com tudo isto, nem de publicar diariamente. O mais importante é compreender qual tipo de conteúdo alinha contigo, com a tua marca e com o teu cliente ideal.

Reflexões para Definires a Tua Estratégia de Conteúdo

Antes de criares a tua estratégia de conteúdo, pondera sobre algumas questões: Em que redes sociais queres estar? Sentes-te mais confortável a criar vídeos ou a escrever? Tens tempo para o e-mail marketing? Quantas publicações nas redes sociais consegues fazer por semana? Qual é o teu objetivo ao criar conteúdo? Qual a rede social que o teu cliente frequenta mais? O teu cliente prefere conteúdo ao vivo ou que pode consultar mais tarde? Quais são os horários em que o teu cliente está mais ativo nas redes sociais? Quais são as necessidades, desafios e sonhos do teu cliente? Qual é o investimento que tens disponível para começar? Que tipo de conteúdo longo irás apostar?

Por agora, deixo-te com estas reflexões, que são realmente importantes para criares a tua estratégia de uma forma integrada! Dá o teu primeiro passo entende o momento atual do teu negócio e o que precisas de fazer em seguida, marca a tua Sessão Estratégica Gratuita!

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